terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

PORTAL - GNA - 10286 - OS MANDAMENTOS DE DEUS E A LEI UNIVERSAL - DO CÉU A TERRA - LUZES DA VERDADE - GIORGIO BONGIOVANNI O ESTIGMATIZADO - POSTAGEM ESPIRITUAL - GNA

DO CÉU À TERRA.

MENSAGENS 2018.

OS MANDAMENTOS DE DEUS E A LEI UNIVERSAL.


Retrato de Gianfranco Antoni.

ENTREVISTA A GIORGIO BONGIOVANNI
APROFUNDAÇÃO SOBRE OS MANDAMENTOS E SOBRE A LEI DO AMOR
(Por Marco Marsili)

Giorgio nos explica os Mandamentos de Deus à luz dos ensinamentos de Jesus Cristo:

Deus ministrou a Moisés sete Mandamentos no Monte Sinai, mas lhe deu a permissão de adicionar outros três porque a comunidade hebréia era recalcitrante, desobediente e corrupta e, necessitava desses tres Mandamentos que tinham haver com a matéria, para ajudar o Espírito encarnado na matéria a obedecer aos 07 Mandamentos espirituais. E estes três Mandamentos que Moisés adicionou (lembre-se de santificar as Festas, não desejar a mulher do próximo e não cobiçar as coisas alheias) são “Mandamentos materiais”, prescritos para satisfazer a matéria no sentido mais puro e divino da palavra, já que a matéria é instrumento do Espírito, e ao mesmo tempo para evitar o caos na comunidade.

Com o Mandamento que insiste a santificar as Festas se disciplina o Espírito encarnado, já que celebrar as festas sagradas significa educar o Espírito a respeitar acontecimentos e personagens que são fundamentais para o conhecimento da Verdade e, portanto para a evolução da alma. Este não é exatamente um Mandamento espiritual, mas sim um Mandamento humano que serve para instruir à Inteligência e manter sempre viva a atenção para com certos fatos essenciais de importância primária.

O Mandamento que estabelece não desejar a mulher do próximo foi instituído para evitar a degeneração que se produz quando há “excessos sexuais” e em uma coletividade como a humana terrestre, ainda muito sujeita a impulsos animalescos, com todos os riscos sanitários que surgem disso e com as inevitáveis desordens sociais que se apresentam em uma comunidade onde a promiscuidade sexual é habitual. Recordemos Sodoma e Gomorra, onde o costume da promiscuidade levou com o tempo a uma degeneração desenfreada de seus próprios costumes, até o ponto de praticar a pederastia em público, a pedofilía, necrofilía e zoorastía (acoplamento entre humanos e animais), chegando a um nível tal que foi necessária uma forte intervenção coercitiva por parte das Esferas Superiores, para pôr fim a uma perigosa situação totalmente insalubre para o Espírito e para o corpo e com a possibilidade concreta de que chegasse a infectar a nível psicofísico também a outras populações, pondo desta forma em perigo a integridade genética de uma humanidade ainda jovem.

O Mandamento que estabelece não cobiçar os bens alheios tem como objetivo evitar a possibilidade de que haja rivalidades, desacordos, divergências e choque no interior da comunidade. Além disso, se previne também a violação dos Mandamentos “não roubar” e “não furtar”.

A este ponto podemos definir estes 03 preceitos como os Mandamentos da Matéria, enquanto que os que nos ensinou Jesus Cristo são os 07 Mandamentos do Espírito.

OS 10 MANDAMENTOS QUE INCLUEM OS TRÊS PRECEITOS MATERIAIS:

1- Amará a Deus sobre todas as coisas.

2 - Não jurar o Seu Santo Nome em vão.

3 – Guardar os Domingos de Festa e Guarda

4 - Honrar Pai e Mãe.

5 - Não matar.

6 – Guardar a castidade

7 - Não roubar.

8 - Não levantar falso testemunho.

9 - Não desejará à mulher do próximo.

10 - Não cobiçar as coisas alheias.

Jesus afirma: “Não penseis que vim para abolir a Lei ou os Profetas: eu não vim para abolir, mas sim para dar cumprimento. Na verdade lhes digo que não desaparecerá nenhuma vírgula da Lei, antes que desapareçam o céu e a terra, até que tudo se realize” (Mateus 5,17-20).

Aqui Jesus declara que veio para dar cumprimento à Lei, quer dizer para completá-la, no sentido de pôr ordem na Lei de Deus que tinha sido distorcida. Então Jesus restabelece a integridade original dos Mandamentos, já que Ele veio para avalizar a Lei de Deus e dos Profetas, mas em virtude de Sua autoridade crística, por meio da potência do Amor do qual Ele é a manifestação suprema, determina a superação da antiga Lei que foi manipulada pelos homens e pelos falsos Deuses. Neste fato vemos expresso perfeitamente o mais revolucionário axioma crístico: O AMOR ESTA ACIMA DA LEI, ou também: O AMOR É PATRÃO DA LEI.

"Sabem que se disse: Olho por olho e dente por dente; MAS EU VOS DIGO que não façam frente ao que lhes ataca (não si vinguem de quem lhes faz mal – n.d.t.); ao contrário, ao que lhe esbofeteia na face direita, lhe ofereça também a outra face; e ao que lhe quiser levar a julgamento para lhe tirar a túnica, lhe ofereça também o manto; ao que lhe obrigue a ir com ele um quilômetro, vá com ele aos dois. Dar a quem lhe pedir, e não vire as costas ao que deseja que lhe empreste algo".

Sabem que se disse: Amará a seu próximo e odiará a seu inimigo“MAS EU LHES DIGO: Amem a seus inimigos e rezem pelos que lhes perseguem, para que sejam filhos de seu Pai celestial, que faz sair o sol sobre bons e maus e faz chover sobre justos e injustos” (Mateus 5, 38-45).

“Também se disse: o que se separe de sua mulher, que lhe der a ata de divórcio”. “MAS EU LHES DIGO que todo o que se separe de sua mulher, exceto em caso de concubinato, a expõe a cometer adultério, e o que se casa com uma mulher divorciada comete adultério" (Mateus 5, 31-32).

“... Se aproximaram uns fariseus e lhe perguntaram com intenção de tentá-lo: "Está permitido ao homem separar-se de sua mulher"? Jesus lhes respondeu: "O que lhes mandou fazer Moisés"? Eles disseram: "Moisés mandou escrever uma ata de divórcio e despedi-la". Jesus lhes disse: "Moisés escreveu este preceito pela dureza de vossos corações” (Marcos 10, 2-5).

Também no episódio da adultera Jesus inverte a Lei de Moisés, de fato a multidão estava por apedrejar à mulher como estabelecia a Lei em caso de adultério, mas Jesus detém todos e diz: “que estiver sem pecado que atire a primeira pedra!”. Com estas palavras Ele demonstra uma vez mais que possui essa autoridade divina para mudar a Lei: Ele É a lei..., a Lei do Amor.

Jesus confirma completamente a Lei da Justiça (o Castigo de Deus, o Fogo da Gehenna, a blasfêmia contra o Espírito Santo, o Julgamento, a separação do Bem e do Mal, etc. ...), mas acrescenta algo que o povo hebreu havia esquecido e por esse motivo se tornou intransigente, cruel e assassino: adiciona a Lei do Amor e do cancelamento do Carma (os pecados) através de um arrependimento verdadeiro.

O Amor é mais forte que a Lei, o Amor está acima da Lei e supera a Lei. Não existe nada sem o impulso criativo do Amor. Tudo o que existe nasce do Amor, inclusive a própria Lei Onipresente, a qual existe pelo Amor e tem sentido somente como proteção do Amor. O Amor (que é a única existência fundamental) pode degenerar, pelo qual tem que ser protegido por essa Lei e por esses valores que mantêm a harmonia e o equilíbrio. O Amor se realiza completamente somente na Sétima Dimensão. Até a Sétima Dimensão o Amor que não está realizado perfeitamente gera outras forças e outros sentimentos... inveja, ciúmes, etc. e também o ódio! O ódio não é antitético ao Amor, o ódio é uma violenta degeneração do Amor, um excesso de Amor que se transforma em morbosidade.

Na vida de Pier Paolo Pasolini, o maior intelectual italiano que como Giordano Bruno deu uma mensagem às futuras gerações durante centenas de anos, há um importante episódio que sintetiza bem este conceito. Pasolini adorava a sua mãe e um dia, enquanto ele estava para sair depois de ter passado um pouco de tempo juntos, lhe pergunta: “me fale sobre este rapaz, você o ama”? E Pasolini respondeu: “Claro mamãe que o amo”. E ela, dando-se conta de que sofria, lhe diz: “Ele te ama”? E Pasolini responde: “Somente quem lhe ama pode lhe trair”...

O traidor é aquele que te ama mais que ninguém, por isso te trai... Este é um conceito imenso. Quem te trai na realidade te quer todo para si próprio, somente para si mesmo, não quer te compartilhar com ninguém, quer que você faça o que ele deseja porque você é dele e ele te adora acima de si mesmo... Este excesso degenera em morbosidade, em posse, em inveja, em ciúmes, em violência. Somente  o quem te ama pode matar, somente quem te ama pode te trair.

Judas trai Jesus porque, entre os apóstolos, é ele quem mais Lhe ama! Lhe ama mais que o apóstolo João..., mais é um Amor não realizado, é incompleto, é humano e obsessivo, portanto se transforma em um sentimento diabólico.

Para os hebreus só Deus pode perdoar os pecados, em troca Jesus nos demonstra que também nós podemos perdoar os pecados de nossos Irmãos. Quando Jesus perdoava os pecados, os sacerdotes, os escribas, os fariseus e a gente em geral se escandalizavam e acreditavam que estava louco. Mas há um episódio emblemático que faz entender a imensa e comovedora relevância da revolução crística que confere ao homem o poder de perdoar os pecados:

“Então, entrando Jesus no barco, passou para o outro lado e veio à sua cidade. E aconteceu que lhe trouxeram um paralítico, deitado sobre uma cama; e ao ver Jesus a fé deles, disse ao paralítico: Tenha ânimo, filho; seus pecados serão perdoados. Então alguns dos escribas diziam dentro de si: Este blasfema. E conhecendo Jesus os pensamentos deles, disse: por que pensam mal em seus corações? PORQUE, O QUE É MAIS FÁCIL, DIZER: OS PECADOS LHE SÃO PERDOADOS, Ou DIZER: LEVANTA-TE E ANDA? POIS PARA QUE SAIBAS QUE O FILHO DO HOMEM TEM PODER NA TERRA PARA PERDOAR PECADOS (DIZ ENTÃO AO PARALÍTICO): LEVANTE-SE, PEQUE SUA CAMA, E VÁ PARA SUA CASA. Então ele se levantou e se foi para sua casa. E AS PESSOAS, AO VÊ-LO, MARAVILHARAM-SE E GLORIFICOU DEUS, QUE HAVIA DADO TAL PODER AOS HOMENS (Mateus, 9, 1-8).

Este foi um dos motivos pelos quais mataram Jesus: Ele realiza uma própria e verdadeira reforma da Lei (vimos em Suas palavras “MAS EU LHES DIGO”), não uma reforma teórica, não só uma reforma teológica, mas sim uma reforma prática, concreta, operativa, vivente e manifesta diante dos olhos de todo o povo! E isso era tremendamente inaceitável para a Igreja de então que se sente deslocada diante da autoridade divina de Seus ensinamentos e teme perder o controle dos fiéis.

Quer dizer que Jesus veio para que se cumprisse a Lei, e o faz enunciando também os Mandamentos originais. De fato, quando Jesus fala com jovem rico lhe transmite os 07 Mandamentos Espirituais, sabendo que ele não precisava conhecer os materiais.

OS 07 MANDAMENTOS ESPIRITUAIS.

Os 07 Mandamentos os encontramos unindo as entrevistas do Evangelho de Marcos e de Mateus: em Marcos encontramos “Não furtar”, que falta em Mateus, e em Mateus está “Ama a seu próximo como a si mesmo”, que falta em Marcos. (Em Lucas faltam ambos, de fato cita somente 5).

Marco 10, 19: (1) Não matar, (2) não cometer adultério, (3) não roubar, (4) não levantar falso testemunho, (5) não furtar, (6) honrar pai e mãe.

Mateus 19, 18-19: (1) Não matar, (2) não cometer adultério, (3) não roubar, (4) não dar falso testemunho, (5) Honrar seu pai e sua mãe, e (6) ama a seu próximo como a si mesmo.

Lucas 18, 20: (1) Não cometer adultério, (2) não matar, (3) não roubar, (4) não dar falso testemunho, (5) honrar pai e mãe.

ESTES SÃO OS 07 MANDAMENTOS ESPIRITUAIS:

(1) Honrar Pai e Mãe.

(2) Não matar.

(3) Não desejar a mulher do próximo

(4) Não roubará.

(5) Não dirá falso testemunho

(6) Não roubar

(7) Ama a seu próximo como a si mesmo

Depois, em uma passagem de Lucas está o Mandamento que inclui todos:

“Um intérprete da lei se levantou e disse, para lhe testar: Mestre, fazendo que coisa, eu herdarei a vida eterna? Ele lhe respondeu: O que está escrito na lei? O que ler? Aquele, respondendo, disse: Amará ao Senhor seu Deus com todo seu coração, e com toda sua alma, e com todas suas forças, e com toda sua mente; e a seu próximo como a si mesmo. E lhe disse: Respondeste bem; faz isto, e viverá”. (Lucas 10, 25-28).

“Faz isto, e viverá”, diz o Mestre... “FAZ ISTO, E VIVERÁ”.

Podemos concluir esta aprofundação com as palavras da Bíblia: “DEUS É AMOR” e com as palavras que Poimandres transmitiu a Eugenio Siragusa: “O HOMEM É DEUS QUANDO AMA”, - palavras que têm um significado imenso, palavras que têm um valor incomensurável, que recordam que o Amor do qual falamos até agora não é somente esse sentimento irracional e puxador que lhe impulsiona à união, à empatia, à compaixão, mas sim é ao mesmo tempo o Amor que move o sol e as demais estrela, como escrevia Dante, e é mais ainda essa Força Criativa, esse Impulso criador, essa Energia Inteligente que concebe e dá a luz no eterno presente infinitos universos e mundos, inumeráveis criaturas que compartilham a mesma pausa cósmica que faz palpitar em todos os corações a chama inesgotável da Vida que acende o hidrogênio de todas as galáxias e que clareia a mente de todos aqueles que acolhem a luz da Gnoses Suprema, Redenção Verbal e sempre Meta eterna que o imponderável Pastor de Homens pôs nos topos transparentes da Sublimação Absoluta, além da concepção de todos os egos, da pátria de todos os intelectos, onde mora o inalcançável onisciente olhada luminosa daquele que no qual eu penso e não vejo... Aquele que invisível aparece nos lábios e na voz de Seus Arautos.

Com Amor,

No Tempo Marco Marsili.

Em 14 de Fevereiro 2018.

Mensagem anexa:



Nenhum comentário:

Postar um comentário