sábado, 10 de junho de 2017

PORTAL - GNA - 9029 - A FACE RACISTA DE ALLAN KARDEC ( QUEM CONCORDA COM ESTE ARTIGO) - POSTAGEM ESPIRITUAL - VEJA ABAIXO A ANÁLISE DO GNA


https://universoracionalista.org/tag/psicologia/




A face racista de Allan Kardec


9
Hippolyte Léon Denizard Rivail (Lyon, 1804 – 1869) foi um educador, escritor e tradutor francês. Nascido numa antiga família católica com tradição na magistratura e na advocacia, desde cedo manifestou propensão para o estudo das ciências e da filosofia. O pseudônimo de Allan Kardec o notabilizou como codificador do Espiritismo (neologismo por ele criado) também denominado de Doutrina Espírita, além de ser o próprio fundador da seita.
Kardec, como parte de sua trajetória, realizou diversas investigações, na tentativa de estabelecer uma comunicação com os espíritos. O que seus seguidores não contam é que a teologia espírita em Kardec é extremamente racista e xenofóbica. Segundo o autor, a raça Adâmica (se referindo ao personagem bíblico) é uma raça superior por ser o tronco da raça caucasiana (brancos).
Allan Kardec, embasado na frenologia (craniologia), considerada hoje como pseudociência, fundada pelo médico alemão Franz Joseph Gall (1758-1828), segundo o qual as formas anatômicas do crânio humanos teriam relação com o caráter, personalidade, moralidade e com a espiritualidade. Ele foi membro ativo por vários anos da Sociedade Frenológica de Paris. Kardec assume que o aspecto físico, morfológico e biotípico do negro expressa inferioridade intelecto-moral em comparação com a raça caucasiana. De acordo com ele, a raça branca seria mais evoluída espiritualmente, conforme vemos nos trechos da sua obra:
“Os negros, pois, como organização física, serão sempre os mesmos; como Espíritos, sem dúvida, são uma raça inferior, quer dizer, primitiva; são verdadeiras crianças às quais pode-se ensinar muita coisa.”
“Sob o mesmo envoltório, quer dizer, com os mesmos instrumentos de manifestação do pensamento, as raças não são perfectíveis senão em limites estreitos, pelas razões que desenvolvemos. Eis por que a raça negra, enquanto raça negra, corporeamente falando, jamais alcançará o nível das raças caucásicas; mas, enquanto Espíritos, é outra coisa; ela pode se tornar, e se tornará, o que somos; somente ser-lhe-á preciso tempo e melhores instrumentos. Eis porque as raças selvagens, mesmo em contato com a civilização, permanecem sempre selvagens; mas, à medida que as raças civilizadas se ampliam, as raças selvagens diminuem, até que desapareçam completamente, como desapareceram as raças dos Caraíbas, dos Guanches, e outras. Os corpos desapareceram, mas em se tornaram os Espíritos? Mais de um, talvez, esteja entre nós.”
“São seres tão brutos, tão pouco inteligentes, que seria trabalho perdido procurar instruí-los; é uma raça inferior, incorrigível e profundamente incapaz.”
“Mas, então, porque nós, civilizados, esclarecidos, nascemos na Europa antes que na Oceania? Em corpos brancos antes que em corpos negros? Por que um ponto de partida tão diferente, se não se progride senão como Espírito? Por que Deus nos isentou do longo caminho que o selvagem deve percorrer? Nossas almas seriam de uma outra natureza que a sua? Por que, então, procurar fazê-lo cristão? Se o fazeis cristão, é que o olhais como vosso igual diante de Deus; se é vosso igual diante de Deus, porque Deus vos concede privilégios? Agiríeis inutilmente, não chegaríeis a nenhuma solução senão admitindo, para nós um progresso anterior, para o selvagem um progresso ulterior; se a alma do selvagem deve progredir ulteriormente, é que ela nos alcançará; se progredimos anteriormente, é que fomos selvagens, porque, se o ponto de partida for diferente, não há mais justiça, e se Deus não é justo, não é Deus. Eis, pois, forçosamente, duas existências extremas: a do selvagem e a do homem mais civilizado.”
“O que é excepcional nos povos avançados, é a regra em certas raças. Por que isto? É um injusta preferência? Não, é a sabedoria. A natureza é sempre previdente; nada faz de inútil; ora, seria uma coisa inútil dar um instrumento completo a quem não tem meios de se servir dele. Os Espíritos selvagens são Espíritos de crianças, podendo assim se exprimir; entre eles, muitas faculdades ainda estão latentes. Que faria, pois, o Espírito de um Hotentote no corpo de um Arago? Seria como aquele que não sabe a música diante de um excelente piano. Por um razão inversa, que faria o Espírito de Arago no corpo de um Hotentote? Seria como Liszt diante de um piano que não teria senão algumas más cordas falsas, às quais seu talento jamais chegaria a dar sons harmoniosos.”
Fontes: Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862.
“O negro pode ser belo para o negro, como um gato é belo para um gato; mas não é belo no sentido absoluto, porque os seus traços grosseiros, seus lábios espessos acusam a materialidade dos instintos; podem bem exprimir as paixões violentas, mas não saberiam se prestar às nuanças delicadas dos sentimentos e às modulações de um espírito fino.”
“Eis porque podemos, sem fatuidade, eu creio, nos dizer mais belos do que os negros e os Hotentotes; mas talvez também seremos, para as gerações futuras, o que os Hotentotes são em relação a nós; e quem sabe se, quando encontrarem os nossos fósseis, não os tomarão pelos de alguma variedade de animais.”
Fontes: Allan Kardec, Teoria da Beleza, in Obras Póstumas, p.131.
“Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão?”
Fontes: Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127.
“O progresso não foi, pois, uniforme em toda a espécie humana; as raças mais inteligentes naturalmente progrediram mais que as outras, sem contar que os Espíritos, recentemente nascidos na vida espiritual, vindo a se encarnar sobre a Terra desde que chegaram em primeiro lugar, tornam mais sensíveis a diferença do progresso Com efeito, seria impossível atribuir a mesma antiguidade de criação aos selvagens que mal se distinguem dos macacos, que aos chineses, e ainda menos aos europeus civilizados.”
“Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral.  Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados.”
Fontes: Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra, in Allan Kardec, A Gênese, Lake – Livraria Allan Kardec editora, São Paulo, p. 187.
Leitura Complementar:
Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127.




Compartilhar
Artigo anteriorPeso é realmente uma força?
Próximo artigo13 Reasons Why e o suicídio adolescente – Uma resposta científica

O autor desenvolve pesquisa em neurociência computacional pelo Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC, utilizando spiking neural networks, com foco nos correlatos fisiológicos e biofísico da linguagem, autismo (ASD) e desenvolvimento de algoritmos bioinspirados para inteligência artificial, além de possuir interesses na computação quântica neuronal e engenharia neuromórfica. Amante das artes clássicas, mitologia, filosofia da religião e da linguagem.




OPINIÃO DO GNA DIANTE DO TEMA ACIMA - LEIA ABAIXO




    Permita-me, e justifico que existem dois lados buscando informar e um lado definindo pontos e posições individualizadas sobre este tema, que qualifico sem sentido no que se pretende. Quem conhece as obras da codificação Espírita, e todo o trabalho relativo a elevar e nunca destruir valores, pois cada um faz prevalecer o seu e suas verdades e realidades. Allan Kardec, jamais foi e jamais seria racista, pois quem conhece e se determina que seus princípios sempre foram idênticos ao do Mestre Jesus, o amor ao próximo e a caridade como forma de mostrar que este amor existe … caridade no falar, no fazer, no realizar mostrar a capacidade de nortear fundamentações que no texto chama a nobre Doutrina de uma seita … sou Espírita, e o que nos faz aceitar que tudo começou diante dos reinos existenciais, e as essências se determinam na evolução das formas, sejam elas espirituais ou materiais. As frequências, levam a entender sinais e as vibrações entendidas e recebidas se somam, e o ser se torna maior a cada princípio. Ninguém poderia ou poderá destruir verdades, apenas mostrar o que acreditam, mais isto e tolerável diante do tempo permitido para ser e acontecer. O Princípio e o fim, é tempo fixado pelas diretrizes maiores, e se cumprirá, fazendo e refazendo conceitos que mostram que ainda seremos parte das crenças e prisioneiros de nós mesmos. As religiões existem, sempre existiram e no mais além dos dias será substituída pela valorização das verdades que muitos ainda não estão preparados para entenderem. Hoje, sou mais e melhor, e longe da perfeição e dos valores a serem atingidos, e justifico agradecendo a Jesus e a Kardec e uma plêiades de irmãos maiores que colocaram aqui e agora espiritualmente a sua didática para que a cada dia sejamos melhores e mais inteligentes … Kardec e Jesus, mostrou o amor, e quem faz e quem fez o que fizeram como poderia ser racista … Kardec mostrou sequência e involução, e sempre afirmou que espíritos em escala de evolução existiriam e existem buscando oportunidades e melhor ou pior dependerá de sua evolução espiritual … aqui somos, e diante das muitas moradas da Casa do Pai seremos … Att – GNA – (www.portal-gna.blogspot.com.br).


Nenhum comentário:

Postar um comentário