terça-feira, 28 de março de 2017

PORTAL - GNA - 8770 - JOÃO 5, 1 - 16 - EVANGELHO DE JOÃO DO DIA 28 DE MARÇO DE 2017 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA

PORTAL - GNA - EVANGELHO DO DIA - REALIDADE ESPIRITUAL - 28 MARÇO 2017 -  JOÃO - 5, 1 - 16 - POSTAGEM ESPIRITUAL - GNA - 8770 - GNA

Evangelho do Dia - 28 MARÇO 2014 - JOÃO 5, 1-16 - ANÁLISE GNA

Evangelho do dia
Jo 5, 1-16 - Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscinacom cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. Muitos doentes ficavam ali deitados - cegos, coxos e paralíticos.

De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos.

Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.

Ora, esse dia era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: “Pega tua cama e anda”. Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: “Pega tua cama e anda?” O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.

Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.



Liturgia comentada

Queres ser curado? (Jo 5,1-16)
38 anos de paralisia! Tempo demais! Depois de tanto tempo, corre-se o risco de se acostumar à dor, resignar-se ao mal, desistir da vida.
Aliás, na mentalidade bíblica, onde o número 40 representa algo completo, com início, meio e fim, o número 38 pode ser lido como um tempo incompleto. Sim, faltava alguma coisa...
Faltava o encontro pessoal com Jesus, que se aproxima da piscina de cinco pórticos - hoje localizada no interior da igreja de Sant’Ana, confiada aos Padres Brancos, em Jerusalém -, e vê a chocante multidão de doentes, cegos e paralíticos que esperavam pela passagem do Anjo de Deus que agitava as águas. Esse encontro é a oportunidade de superar o incompleto, recuperar o sentido da existência.
Mas é preciso querer. Mais que sentimentos e emoções, é esse núcleo volitivo, bem no âmago da pessoa, que pode mover a paralisia e mobilizar todo o ser. Sem a cooperação da vontade, nem Deus faz milagres em nossa vida!
Daí a pergunta de Jesus, que poderia parecer até ofensiva, pois dirigida a um homem que vivera uma vida inteira na imobilidade, preso ao leito, em tudo dependente da caridade alheia. A pergunta é um aguilhão. Ela vem testar a capacidade de reação do enfermo.
E como existem paralisias em nossa vida! “Eu sou assim!” “Sempre fizemos deste jeito...” “Não adianta!” “Já desisti...” “Tarde demais!” São frases comuns, tantas vezes repetidas, e todas elas apontam para a acomodação com a própria situação.
Pior ainda, quando nossas fraquezas e incapacidades nos transformam em vítimas: aceitar a cura significaria abrir mão de um tratamento especial por parte dos outros, perder atenções e, acima de tudo, reassumir a responsabilidade por nós mesmos.
“Queres ser curado?” A pergunta se dirige também a famílias inteiras que vivem relacionamentos doentios, a comunidades petrificadas em normas e ritos, mas que perderam a vitalidade e o sopro do Espírito. Se aceitam a cura de Jesus, podem experimentar a renovação que irá transformá-las em instrumentos de salvação.
A Bíblia está cheia de situações aparentemente sem cura, becos sem saída, barreiras que foram demolidas pelo toque divino. Sara, estéril, chega a rir da possibilidade de ser mãe, e terá um filho chamado Isaac, ou seja, o “filho do meu riso”.
No Evangelho, o paralítico não precisou da água borbulhante para ser curado. Bastou a Palavra de Jesus: “Levanta-te e anda!” Ouviremos sua Palavra?
Orai sem cessar: “Dá-me vida, Senhor, segundo a tua Palavra!” (Sl 119,107)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
santini@novaalianca.com.br


ANÁLISE DO EVANGELHO DO DIA - 28 MARÇO 2017 - JOÃO 5, 1-16 - ANÁLISE PELO GNA

O Evangelho do dia de hoje, 1 de Abril 2014, convida a Todos os Filhos do Reino a entender o que deve ser entendido, e aqui nesta análise, não quero e nem me permito ser o indicado para fazê-lo, más diante dos Meus princípios de ajudar, coloco-me a disposição dos leitores para juntos tentar entender e definir pontos somados aos outros irmãos que assim procede. Ide a todos os lugares e levai a Boa Nova ... Evangelizar, é ensinar as coisas do Reino de Deus.
Voltando ao texto, que considero muito simples nas palavras e talvez ainda não entendido em sua totalidade, diante de Meu entendimento ele diz mais do que está escrito. Jesus, estava num dia de Sábado, e como sabemos é um dia Sagrado nas tradições Judaícas, por ser o dia do Senhor - Deus. Jesus em várias momentos sempre afirmou que aqui está quem é maior do que o Sábado. Cumprir as Leis do Amor, da Caridade é sempre o ponto maior, e os dias são iguais, e o que deve mudar é a santificação do que Somos e fazemos na Lei do Amor - Amai-vos uns aos outros. Não precisamos falar do texto, pois o mesmo fala por si, e quero apenas dizer que o Anjo descia no local de cura ... más não conta que alguém tenha visto este  anjo, e se alguém o viu, foi porque era Médium.

Realmente, ali se dava curas, não por mostrar que o local se permitia isso, e sim porque ali era um lugar em que a Misericórdia Divina fazia seu trabalho de cura. O primeiro doente que ali entrava ficava curado, e aqui não é saber, e sim mostrar que fatos não entendidos ou compreendidos levam a dizer que isto seria verdade, como na verdade não existe tal fato, pois se assim fosse, este fenômeno seria conhecido nas tradições de Todos os povos que cercavam Jerusalém. Este fato acrescentado, jamais seria evidente diante das Leis Divinas, pois nada funciona desta maneira como se fosse um acontecimento de magia e exibição daquele local ... é pura ficção, quem assim pensa que o que está escrito seja verdade. A Bíblia é escrita e foi também utilizada e interpretada por mentes humanas, mãos humanas  ...

Jesus, curou este paralitico do lado de fora, não precisou descer a piscina - Betesta. Não era o local e tão pouco a água que curava, e Todas as curas, aonde for é uma questão de ter Fé. Devemos observar o que o CRISTO FALOU, QUE ERA PARA ELE NÃO PECAR MAIS, se não a sua situação ficaria pior ... ESTE FICAR PIOR, NÃO ERA A SITUAÇÃO FÍSICA, E SIM ESPIRITUAL. POIS SE ESTAVA EM DÍVIDA COM A ESPIRITUALIDADE, nesta ou em vidas passadas, é o grande motivo do conselho do Mestre ... quanto mais dívidas, mais tempo e oportunidades e sofrimentos teremos que passar, pois dívida é dívida, é a Lei da espada. Os Judeus perseguiam Jesus, pois curava no dia de Sábado, e eis que davam mais valor ao dia do que o ato de caridade.

Aqui vemos alguns simbolismos que seria bom lembrar, pois não é por acaso que nos Evangelhos e Parábolas de Jesus são mostradas. O Número 5, representa os continenetes da Terra, as chagas de cristo, 5 sentidos Humanos, um número místico,  que define os cinco livros de Moisés . PENTATEUCO. Este número é as cincos letras da palavra - JESUS. 

Quando falou que descia 1 Anjo = Poder Espiritual em nome de Deus, representado no número 1.

O Número - 38, é uma reprsentação que o que ali estava para ser realizado, reprenentando o poder do 3 = Planeta Terra, Terceira Esfera do Tempo - Terceira Dimensão. O número 3, refere-se ao poder em nome da Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo. O número 8, representa os dois Mundos interligados, ou seja o material e o Espiritual, sendo este número o simbolo do infinito. O que está ligado embaixo estará ligado nos céus e vice versa.

O que podemos tirar de bom neste texto ... a verdade, que sempre determina, que devemos sempre longe dos erros, dos pecados, para que Nossa situação não fique pior, nesta ou nas próximas vidas a serem vividas. Que não precisamos de locais ou efeitos materiais para que a cura aconteça. Que Jesus sabia, que aquele paralitico iria agradecer pela cura, e este sinal ainda não visto por ninguém, realmente aconteceu ... observem no texto que ele foi a Igreja, e lá encontrou-se com Jesus ... seria apenas uma coincidência ... ACREDITO QUE NÃO, POIS JESUS SABIA QUE ESTE FATO ACONTECERIA, E FOI POR ESTE MOTIVO QUE FOI CURADO, POIS SOUBE AGRADECER A DEUS, EM LOCAL AONDE É SAGRADO, definindo sua crença em Deus.

JESUS DISSE ; EIS QUE ESTAIS CURADO - NÃO VOLTES A PECAR ...

SERÁ QUE VAMOS LEMBRAR DESTE MOMENTO EM NOSSAS VIDAS, AQUI FICA A PERGUNTA ...

AQUELE QUE AGE COM RETIDÃO, JAMAIS TOMA O CAMINHO DO MAL - GNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário