terça-feira, 13 de dezembro de 2016

PORTAL - GNA - 8250 - EVANGELHO DO DIA 13 DE DEZEMBRO DE 2016 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA

 
EVANGELHO 
(MT 21,28-32)

Resultado de imagem para mateus 21 - 28
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor. 

Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: 28 “Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29 O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30 O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31 Qual dos dois fez a vontade do pai?”
Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32 Porque João veio até vós num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

ANÁLISE DO GNA DO EVANGELHO DE JESUS ESCRITO PELO EVANGELISTA MATEUS - 13 12 16

Naquele tempo em que Jesus vivia entre fisicamente, sempre ensinando e em outras oportunidades fazia perguntas aqueles que deveriam saber as respostas, pois sempre era endereçadas aos que tinham condições para responder - las.  Hoje, da mesma maneira, este texto fala dos que se dizem donos e profundos conhecedores das narrativas sagradas, e o máximo que conseguem é enganar a si próprio.
Jesus, sempre falando por comparações, e para muitos as suas perguntas nunca foram para ridicularizar quem quer que fosse, e sim para ensinar e levar a todos a uma profunda reflexão. Dois filhos, foram chamados ao trabalho, um disse que não iria e  foi, e outro afirmou que  iria e não apareceu lá para o trabalho. Jesus queria saber quem agiu certo, e com certeza a resposta dos Anciões e Sacerdotes foram idênticas, pois afirmaram que o primeiro agiu certo. Então, veio o ensinamento, pois Jesus usou o exemplo das prostitutas e dos publicanos, pois estes chegaram primeiro ao Reino de Deus. Esta resposta de Jesus, serviu para moldar seus pensamentos, pois afirmou que João Batista veio e ensinou e vocês não creram nele, e as prostitutas e os publicanos creram nele ... e vós sabem que isto é verdade, e mesmo assim continuam indiferentes as verdades ensinadas.
Sabemos o quanto é difícil entender o sentido de Jesus entre os dois irmãos chamados ao trabalho, e o segundo caso envolvendo os anciões, prostitutas e o Profeta João Batista. 
Jesus, mostrou que o primeiro irmão foi, pois o primeiro representa primeiramente fazer o certo, a vontade do Pai dos meninos que devemos entender como Deus, o Pai dos Céus. Será que nós estamos fazendo a vontade do Pai e indo ao encontro do trabalho redentor que salvaria nossas vidas. Muitos, não querem trabalhar, e é o mesmo exemplo de ficar sem nada fazer, na contra mão da vida, na ociosidade e o tempo passa e nada constroem para si ... aqui, falamos de trabalhar, que representa ir ao encontro do Pai, e trabalho na vinha, é o simbolo da videira celeste, e os frutos somos nós.
Jesus, mostrou  e apresentou a solução de buscar as verdades ensinadas, e utilizou João Batista para o entendimento, dizendo que as prostitutas e os publicanos fizeram o certo ... 

GNA -  Agora, sabemos como é importante trabalhar para o Pai (Deus), e como é importante não se deixar enganar pelos títulos, posição social e etiquetas que nos afastam deste trabalho, e sem trabalhar para o Pai, estaremos ausente como fez aquele irmão que prometeu ir, sabia o trabalho que teria que realizar e não foi, pois preferiu ficar no seu mundo, e nele o Pai não existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário