segunda-feira, 29 de agosto de 2016

PORTAL - GNA - 7745 - O EVANGELHO DO DIA 29 AGOSTO DE 2016 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA


EVANGELHO 
(MC 6,17-29)

Resultado de imagem para JOÃO BATISTA DECAPITADO


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 17 Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18 João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19 Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20 Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.
21 Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22 A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 23 E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.
24 Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25 E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26 O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27 Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.
O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28 trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29 Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

ANÁLISE DO EVANGELHO DE JESUS ESCRITO POR MARCOS - 29 08 16

Hoje, e uma vez mais estamos a explicar este Evangelho de Jesus, escrito por Lucas ... e quando lemos, claro está o que hoje em dia caracterizamos como um tirano, fazendo valer seu poder e soldados que eram obrigados a obedecê-lo ... Herodes mostrou a sua capacidade de errar, pois era esposo de uma mulher chamada Herodíades que pertencia a seu irmão, que inclusive mandou matá-lo ... agora, a cabeça de João Batista foi pedida por ela, e sua filha dançou e Herodes ofereceu a ela que pedisse o que queria, e a maldade determinou que a morte de um inocente estaria decretada ... e realmente, isto aconteceu.
Os discípulos de João, após a sua morte, levou o corpo e em seguida foi sepultado.

GNA - ESTE SIMPLES EVANGELHO NOS FALA DE ADULTÉRIO, E SERVE PARA MUITOS ... MOSTRA QUE AS VEZES O PODER NADA VALE QUANDO O PODER DO MAL ESTABELECE REGRAS PARA DETERMINAR-SE ... E SABEMOS, QUE EM VIDA PASSADA JOÃO FOI AQUELE MESMO QUE DESAFIOU OS SACERDOTES DE BAUL E DETERMINOU QUE ELES FOSSEM DEGOLADOS, E NAQUELE DIA 850 FORAM MORTOS OU VERDADEIRAMENTE ASSASSINADOS. ELIAS NAQUELES DIAS, E AGORA O CARMA ESTAVA DETERMINADO PARA QUE SE CUMPRISSEM A LEI DO RETORNO QUE COM A ESPADA QUE FERIR, TAMBÉM SERÁ FERIDO ... É A JUSTIÇA SENDO FEITA.

DADOS BÍBLICOS - O CERTO SERIA DIZER, NO PERÍODO DO FALSO DEUS DE ISRAEL - JEOVÁ = IAHWEH

A Bíblia fala em 450 profetas de Baal reunidos para um "desafio" com Elias. Junto havia também 400 profetas de Aserá (1Reis 18,19). O 'combate' aconteceu sobre o Monte Carmelo e no final prevaleceu a força de Iahweh, através do seu servo Elias. Como consequência, conta o texto bíblico, Elias disse: "prendei os profetas de Baal; que nenhum deles escape. E eles os prenderam: Elias fê-los descer para perto da torrente do Quison e lá os degolou" (1Reis 18,40).
A  mensagem desse texto é mostrar quem é o verdadeiro Deus, Iahweh ou Baal. Está em jogo a fé monoteística e no final vence Iahweh, evidente na aclamação do povo: "Todo o povo prostrou-se com o rosto em terra, exclamando: 'É Iahweh que é Deus'!" (1Reis 19,39).

Nenhum comentário:

Postar um comentário