sábado, 10 de outubro de 2015

PORTAL - GNA - JOEL PROFETIZOU, E AONDE SE ESPERA SEMPRE O FINAL DO PRICÍPIO PROFÉTICO DIANTE DA JUSTIÇA DIVINA QUE TEM SUA FASE FINAL NOS TEMPOS DO FIM - POSTAGEM ESPIRITUAL - GNA - 5648

1º Leitura  (Joel Jl 4,12-21)

Leitura da Profecia de Joel.
Esse personagem aparece em Gênesis 36,43 e 1Crônicas 1,54. Os dois textos simplesmente dizem que  ele era um dos chefes de Edom, filho de Esaú, que era irmão de Jacó, filhos de Isaac. Não sabemos mais nada sobre ele.
O seu nome deriva da uma palavra composta hebraica: megede + el; significa "óleo de Deus".
Edom, também conhecida como Edumeia, é a região que se encontra no sul da Galiléia, entre o Mar Morto e o Mar Vermelho, como se pode ver na imagem ao lado. É uma região muito desértica e tradicionalmente dita herança de Esaú. As relações entre Edom e Israel foram sempre tensas.


Assim fala o Senhor: 12 “Levantem-se e ponham-se em marcha os povos, rumo ao Vale de Josafá; ali me sentarei como juiz para julgar todas as nações em redor.
13 Tomai a foice, pois a colheita está madura; vinde calcar, que o lagar está cheio: as tinas transbordam, porque grande é a sua malícia. 14 Povos e mais povos no Vale da Decisão: o dia do Senhor está próximo no Vale da Decisão.
15 Escureceram o sol e a lua e as estrelas perderam o brilho. 
16 Desde Sião rugirá o Senhor, fará ouvir sua voz desde Jerusalém; tremerão céus e terra, mas o Senhor será refúgio para o seu povo, será a fortaleza dos filhos de Israel.
17 Sabereis, então, que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, meu santo monte; Jerusalém será lugar sagrado, por onde não mais passarão estranhos.
18 Acontecerá naquele dia que os montes farão correr vinho, e as colinas manarão leite; aos regatos de Judá não há de faltar água, e da casa do Senhor brotará uma fonte, que irá alimentar a corrente de Setim.
19 O Egito será devastado, e a Iduméia, devastada e deserta, por causa de suas atrocidades contra os filhos de Judá, derramando sangue inocente em suas terras.
20 Judá será habitada para sempre, e Jerusalém, por todos os séculos. 
21 Vingarei meu sangue, não o deixarei sem castigo. O Senhor está habitando em Sião.


— Palavra do Senhor.


— Graças a Deus
Quem são os idumeus?
Esaú, irmão de Jacó, tomou posse do monte Sinai depois de expulsar os horeus e Sela ou Petra foi a sua capital.
Os decendentes de Esaú chamaram-se idumeus ou edomitas.
Gênesis 36: 6-9 - "Esaú tomou suas mulheres, e seus filhos, e suas filhas, e todas as almas de sua casa, e seu gado, e todos os seus animais, e toda a sua fazenda, que havia adquirido na terra de Canaã; e foi-se a terra de diante da face de Jacó, seu irmão.
7 Porque a fazenda deles era muita para habitarem juntos; e a terra de suas peregrinaçãoes não os podia sustentar por causa do seu gado.
8 Portanto, Esaú habitou na montanha de Seir; Esaú é Edom.
9 Estas, pois, são as gerações de Esaú, pai dos edomitas, na montanha de Seir."
Deuteronômio 2: 5 - "Não vos entremetais com eles, porque não lhes darei da sua terra, nem ainda a pisada da planta de um pé; porquanto a Esaú tenho dado a montanha de Seir por herança."
Os idumeus guardavam uma viva inimizade para com os hebreus desde o tempo de Esaú e Jacó.
Nunca deixaram de ajudar qualquer povo que atacasse Israel.
Na época dos macabeus se tornaram seus implacáveis inimigos.
Por ocasião da vinda de Jesus Cristo governavam a Judéia por intermédio de Herodes, o Grande.
Desapareceram das páginas da história após a destruição de Jerusalém, por Tito, no ano 70 d. C.
No livro de Obadias, versículos 10 ao 15 temos o relato dos acontecimentos que trouxeram a maldição de Deus sobre os idumeus.
Obadias 1: 10-15 - "Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a confusão, e serás exterminado para sempre.
11 No dia em que estivestes em frente dele, no dia em que os forasteiros levaram cativo o seu exército, e os estranhos entravam pelas suas portas, e lançavam sorte sobre Jerusalém, tu mesmo era um deles.
12 Mas tu não devias olhar para o dia de teu irmão, no dia do seu desterro; nem alegrar-te sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína; nem alargar a tua boca, no dia da angústia;
13 nem entrar pela porta do meu povo, no dia da sua calamidade; sim, tu não devias olhar, satisfeito, para o seu mal, no dia da sua calamidade; nem estender as tuas mãos contra o seu exército, no dia da sua calamidade;
14 nem parar nas encruzilhadas, para exterminares os que escapassem, nem entregar os que lhe restassem, no dia da angústia.
15 Porque o dia do Senhor está perto, sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça."
Esse foi sem dúvida o episódio da conquista de Jerusalém por Nabucodonozor.
Os idumeus ajudaram os babilônios saquearem a cidade, apanhando os israelitas que fugiam, tratando-os com grande crueldade e ainda vendendo-os como escravos.
Deus ordenara a Israel:
Deuteronômio 23: 7 - "Não abominarás o edomita, pois é teu irmão."
Entretanto Edom revelou um implacável ódio a Israel desde o dia que lhe recusara permissão para passar por seus termos durante sua caminhada rumo a Canaã.
Números 20: 21 - "Assim, recusou Edom deixar passar a Israel pelo seu termo; pelo que Israel se desviou dele."
Até o dia da destruição de Jerusalém pelos babilônios quando Edom exclamou:
Salmo 137: 7 - "Arrasai-a, arrasai-a, até os seus alicerces."
E por causa desse ódio cruel e implacável foi decretada, por Deus, a destruição total de Edom.
Então nada poderia ser feito para salvar essa nação criminosa.
Seu povo foi expulso da fortaleza na rocha cinco anos após a destruição de Jerusalém quando Nabucodonozor, ao passar pelo vale de Arabá, que era a entrada para o Egito, esmagou os idumeus.
Seu nome desapareceu com a destruição de Jerusalém pelos romanos, deixando de existir como nação cerca do ano 150 d. C. "como tu fizeste, assim se fará contigo".
Herodes - Nome de uma dinastia de idumeus que governou diversas partes da Palestina com o apoio de Roma.
O fundador da dinastia foi Antiper, que foi indicado por Julio Cesar governador da Judéia, em 47 a. C.
Antiper foi assassinado em 44 a. C.
Herodes, o Grande foi indicado rei dos judeus em 40 a. C. durando seu governo provavelmente até o ano 4 a. C.
Conquistou a Iduméia, reconstruiu a cidade de Samaria que tinha sido destruída pelos assírios; mudando seu nome para Sebaste (em honra do imperador Augusto - Sebaste em grego). Construiu o porto de Cesaréia, embelezou Jerusalém e reconstruiu o Templo.
Seu reinado foi marcado por grande crueldade tendo ele fortalecido sua liderança com o apoio dos romanos, primeiro com Marco Antonio e depois com Augusto.
Foi o responsável pela morte de vários membros de sua família. E, segundo a Bíblia, mandou matar todas as crianças do sexo masculino de dois anos para baixo, nascidas em Belém e adjacências na época do nascimento de Jesus.
Após a sua morte o reino foi dividido entre três de seus filhos.
Arquelau foi destruido pelos romanos.
Herodes Felipe, esposo de Herodias e pai de Salomé, morreu no ano 34 da era atual.
Herodes Antipas foi tetrarca da Galiléia. Foi a ele que Poncio Pilatos enviou Jesus para que ele o julgasse por ocasião de sua visita a Jerusalém.
Mandou decapitar João Batista e morreu no ano 39 d. C.
Herodes Agripa I, neto de Herodes, o Grande, e pai de Berenice. Foi rei da Judéia de 41 a 44 d. C. Mandou prender o apóstolo Pedro e passar a fio de espada o apóstolo Tiago, chamado o Maior.
Seu poder provinha da sua amizade com os imperadores Calígula e Claudio. Herodes Agripa II, filho de Herodes Agripa I. Foi rei da judéia de 52 a 68 d. C. Presenciou o cerco e a destruição de Jerusalém pelos romanos comandados por Tito no ano 70.
Foi o último representante da dinastia Herodes que durou cerca de 150 anos.
  • Israel Andrade curtiu isso.
  • Comments

    • Gilson Nogueira PORTAL - GNA - Para quem acredita e aceita a Reencarnação, sabemos que em muitos lugares eles estarão diante dos conflitos, conquistas e mortes que causaram aos seus irmãos de caminhada ... é a lei da espada, e hoje assistimos o que muito se afirma sobre estes Povos e os Idumeus não deixaram de passar pela Lei de afinidades ...

ANÁLISE - GNA - QUANTAS PROFECIAS NOS FALAM DO QUE HOJE PODEMOS ENTENDER, QUE PASSAREMOS POR ESTES MOMENTOS QUE CHAMO DE JUSTIÇA DIVINA ... ATERRA ESTÁ SENDO PREPARADA PARA QUE ISRAEL (SEJA O POVO DE DEUS) ... NÃO ME LEMBRAREI MAIS DE SUAS TRANSGRESSÕES, E ESTE SERÁ MAIS UMA VEZ O MEU POVO E EU SEREI O VOSSO DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário