segunda-feira, 12 de outubro de 2015

PORTAL - GNA - ELA NÃO GOSTOU DAS DUAS RESPOSTAS, POIS AINDA NÃO ESTAVA PREPARADA PARA ENTENDÊ-LAS - CHICO XAVIER COMO SEMPRE, UM MESTRE INQUESTIONÁVEL NO OUVIR E NO FALAR - POSTAGEM ESPIRITUAL - GNA - 5664


Nuno Emanuel compartilhou a nota de Luiz Vencio.
1 h
Bela reflexão de Chico sobre aspectos científico e religioso do Espiritismo
Luiz Vencio
2 h
Estando em São Paulo, para o lançamento do livro "Família", o 197º de sua lavra mediúnica, editado pela Cultura Espírita União (CEU), em 1981, duas perguntas lhe foram feitas por uma articulista do jornal "Correio Fraterno do ABC":
...



DUAS RESPOSTAS DE CHICO

Estando em São Paulo, para o lançamento do livro "Família", o 197º de sua lavra mediúnica, editado pela Cultura Espírita União (CEU), em 1981, duas perguntas lhe foram feitas por uma articulista do jornal "Correio Fraterno do ABC":
— Gostaria que você desse a sua opinião a respeito do aspecto científico da nossa Doutrina, que está sendo relegado, enquanto vemos o aspecto religioso tomando realce.
— "Nós sentimos, desde o início das nossas atividades mediúnicas, que a religião é indispensável para a sustentação da nossa felicidade, porque a nossa felicidade decorre da tranquilidade de consciência. Nós não podemos, por exemplo, adquirir paciência, tolerância, alegria, tranquilidade nos supermercados. Poderemos comprar eletrodomésticos, muitas novidades em matéria de progresso tecnológico para o nosso conforto, mas para o nosso íntimo a religião é a base da paz que nós aspiramos alcançar. Eu creio que observando, talvez, intuitivamente, o declínio das atividades religiosas em outros templos, que nós amamos e respeitamos sempre e tanto, como sendo fortalezas de nossas origens, é provável que a maioria dos espíritas se incline para o lado religioso com mais ansiedade de permanência na fé, porque a ciência, de certo modo, com todo o nosso respeito, tem desprezado a parte espiritual das criaturas, e sem essa parte espiritual sem esse patrimônio dos nossos valores íntimos, nós não conseguiremos vencer do ponto de vista de felicidade, de paz, que todos nós estamos sempre atentos em proclamar como sendo nossas necessidades primárias. Nós temos, por exemplo, a Parapsicologia. A Parapsicologia engloba atividades muito respeitáveis e muito seguras no campo da investigação, no campo da pesquisa. E tendo nós todos uma legião de estudiosos na Parapsicologia, à procura das realidades do espírito, eu creio que é natural essa inclinação dos espíritas para o Evangelho, a fim de que nós não nos esqueçamos de que Cristo é o tronco onde nós todos estamos entretecendo os ninhos de nossa confiança no presente e no futuro".
— Mas não há o perigo de, em se voltando mais para o aspecto religioso, o Espiritismo não seja mais "A" religião e passe a ser apenas "mais uma" religião?
— "Eu admito que isso merece um estudo especial, mas a nossa querida amiga há de notar que a Doutrina Espírita é essencialmente democrática e que as lutas, dentro da Doutrina Espírita, são intensas, porque nós temos opiniões muito livres, estamos desalgemados de quaisquer dogmas, nem temos caminhos traçados para nossas personalidades ou grupos que nos caracterizem as atividades na fé que o Espiritismo insufla em nosso espírito. Portanto, essa democracia espiritual que impera na Doutrina Espírita nos vacinará sempre contra os chamados quistos religiosos, porque as nossas próprias brigas internas nos previnem contra isso."
Vale ressaltar que a autora das perguntas, segundo palavras escritas de próprio punho no artigo publicado, disse que não gostou das respostas!
Do livro "Chico Xavier - O Médium dos Pés Descalços" - Carlos Baccelli
Capítulo " DUAS RESPOSTAS DE CHICO "
Editora Vinha de Luz: http://www.vinhadeluz.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário