domingo, 28 de junho de 2015

PORTAL - GNA - EVANGELHO DO DIA - 28 JUNHO DE 2015 - REALIDADE ESPIRITUAL - 4857 - GNA


EVANGELHO 
(MT 16,13-19)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Resultado de imagem para JESUS É A IGREJA, A PEDRA ANGULAR - IMAGENS
Naquele tempo, 13 Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”(HOJE, ESTA PERGUNTA PODERIA SER DITA A QUALQUER UM DOS HABITANTES DA TERRA. E QUAL SERIA A RESPOSTA, O QUE DIREMOS SOBRE JESUS ... SUA VIDA, SUA MISSÃO, SEUS ENSINAMENTOS ... LEMBREM-SE QUE MAIS DA METADE NEM NO CRISTO ACREDITAM .. E VOCÊ, SABE QUEM É JESUS, OU ACREDITA EM QUEM FOI JESUS ...)
14 Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.( AQUELES QUE LIGADOS DIRETAMENTE A JESUS, NÃO SABIAM, NÃO O CONHECIAM E APENAS JUSTIFICAM DA MANEIRA QUE COMPREENDIAM ... HOJE, O MUNDO ASSIM DEFINE, CADA UM, AFIRMAM MUITAS COISAS, MENOS AS VERDADES ...)
15 Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”(JESUS AGORA COMO NAQUELES DIAS, QUER SABER O QUE PENSAMOS SOBRE ELE ... NÃO É HOJE QUE ESTAMOS LENDO ESTE TEXTO DE MATEUS...  SERIA PRUDENTE FAZERMOS VALER O NOSSO PONTO DE VISTA, A NOSSA RESPOSTA)
16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.(PEDRO, FALOU A SUA VERSÃO, OU MELHOR A QUE VEIO REVELADA EM SUA MENTE, POIS ERA UM MÉDIUM)
17 Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.(JESUS AFIRMOU O QUE PEDRO RECEBEU A RESPOSTA LÁ DE CIMA, DA UNIDADE QUE CHAMAMOS DE PAI. SEGUNDO JESUS, FOI UMA REVELAÇÃO DIVINA) 18 Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.( JESUS DISSE QUE ELE É PEDRO, E SABEMOS QUE SEU NOME VERDADEIRO ERA SIMÃO, E JESUS O CHAMOU DE CEFAS ... JESUS QUIZ AFIRMAR QUE ESTE NOME EM NOSSA LÍNGUA SIGNIFICA PEDRA ... ENTÃO, LEVI, AGORA ERA A SOLIDEZ DIANTE DA VERDADE QUE ACABOU DE MOSTRAR AOS SEUS E NO SEU TESTEMUNHO PARA O MUNDO. JESUS AFIRMOU QUE SOBRE ESTA PEDRA, OU SEJA ESTA VERDADE SÓLIDA ESTARIA SENDO EDIFICADO A MINHA IGREJA, A MINHA VERDADE, A MINHA PRESENÇA, O CRISTO PLANETÁRIO E O JESUS TERRESTRE, COMO FILHO DO HOMEM. LEMBREMOS QUE A PEDRA QUE FOI REJEITADA, A PEDRA ANGULAR QUE OS CONSTRUTORES REJEITARAM, É A PEDRA ANGULAR, PRINCIPAL, QUE SEGURA O PODER DAS LEIS E DAS VERDADES AQUI NESTE REINO TERRESTRE. JESUS É ESTA PEDRA, É ESTA IGREJA, E CRISTO É A IGREJA. E NÃO SIMÃO PEDRO ... PEDRO É APENAS A SOLIDEZ QUE MOSTRA ESTA VERDADE, E POR ISTO JESUS PERGUNTOU A ELE, E RESPONDEU ... TU ÉS O MESSIAS)   19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. (JESUS REVELOU A ELE QUE ACERTOU ESTA VERDADE ESTE PREMIO E SE CADA UM DE NÓS FIZERMOS O MESMO, O PRÊMIO SERÁ NOSSO TAMBÉM, E ISTO É MUITO CLARO, POIS NO REINO DIVINO, TODOS NÓS SOMOS IGUAIS E TODOS ESTÃO DEBAIXO DA LEI E DA GRAÇA ... LEMBREMOS QUE NO MEIO DOS DISCÍPULOS, O ÚNICO QUE RECONHECEU E FALOU A VERDADE, FOI PEDRO, E OBSERVEM QUE FALOU POR QUE A ESPIRITUALIDADE MAIOR REVELOU PARA ELE ESTA VERDADE ... E OS QUE SÃO MAIS ABERTOS AS VERDADES RECONHECERAM QUE ESTÁ NO OCULTO REVELADO ESTA VERDADE ... NUNCA ESQUEÇAM, JESUS É A IGREJA EM SUA PRESENÇA ESPIRITUAL ENTRE NÓS.)


Resultado de imagem para JESUS É A IGREJA, A PEDRA ANGULAR - IMAGENS


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

Resultado de imagem para JESUS É A IGREJA, A PEDRA ANGULAR - IMAGENS



Porquê Jesus chama Simão Pedro de pedra?

https://afeexplicada.wordpress.com/2011/05/25/porque-jesus-chama-simao-pedro-de-pedra/


25MAI
De um modo geral a Bíblia muitas vezes tipificou Jesus com as figuras da Rocha ou da Pedra. Mas em Mt 16,18 é impossível que tal CEFAS (pedra) refira-se a Jesus. Observe como todo o contexto versa em torno da pessoa do Apóstolo: é a Pedro diretamente que Jesus dirige as palavras: “Bem-aventurado és tu…, te revelou… Eu te digo… Tu és… Eu te darei… “. Observe principalmente que o próprio Simão passa a ser chamado CEFAS:
“Tu és Simão, filho de João. Serás chamado Cefas (que quer dizer Pedra)” (Jo 1,42)
Ora, se Jesus disse: “Simão tu és CEFAS e sobre esta CEFAS edificarei a minha Igreja”, como negar que Simão é a CEFAS (Pedra) sobre a qual Jesus edificou sua Igreja? Se Jesus chamou Simão de CEFAS, se toda a Bíblia chama Simão de CEFAS, como negar que CEFAS é Simão?
E o mais importante é notar que Jesus aplica a Simão a mesmíssima figura que a Bíblia aplica ao Senhor Jesus: CEFAS. Isto tem um significado profundo. Vemos que Jesus aplica a Simão, no momento da fundação da Igreja, uma figura própria de Jesus. E assim, Jesus faz de Simão um outro “Cristo”, ou seja, um representante.Justamente porque aplica a Simão a mesma figura com que a Bíblia normalmente faz referência ao Cristo. E é justamente isso que a missão do Papa significa: Ser representante de Cristo na terra.
Esta é a missão de Pedro e, na Bíblia, sempre que Deus escolhe um homem para dar-lhe uma missão sublime que abarca todo o povo de Deus, Deus muda o seu nome. Assim, Abrão se tornou Abraão, pai de todos os crentes. Jacó se tornou Israel, pai do povo da antiga aliança. E Simão se tornou CEFAS, autoridade máxima na terra sobre o povo da nova aliança.
Autoridade máxima? Sim. Jesus confirmou a missão de Pedro de ser o representante de Cristo na terra. Pois além de aplicar-lhe uma figura que simboliza o Cristo, além de ter mudado o seu nome como fez com Abrão e Jacó, Jesus também deu-lhe explicitamente a autoridade que um representante de Deus na terra precisa: Ligar e desligar na terra e nos Céus!
“Eu te darei as chaves do Reino do Céu: Tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra, será desligado nos Céus” (Mt 16,19)
Receber de Deus a autoridade para ligar e desligar na terra, já é uma autoridade estupenda; agora ter recebido de Deus a autoridade para ligar e desligar também nos Céus, isso só é possível e viável para um autêntico representante de Cristo na terra.
Importante observar que ao entregar as “chaves” (que, biblicamente, significa autoridade) a Pedro, novamente Jesus está atribuindo a Pedro um atributo que a Bíblia atribui ao Cristo:
“Eis o que diz o Santo e o Verdadeiro, Aquele que tem a chave de Davi – que abre e ninguém pode fechar, que fecha e ninguém pode abrir” (Apc 3,7)
Nesta passagem, o livro do Apocalipse está fazendo referência a uma passagem de Isaías, a qual certamente também Jesus se referia ao entregar as chaves do Reino dos Céus a Pedro, transferindo a autoridade da antiga aliança para a nova aliança:
“Naquele dia chamarei meu servo Eliacim, filho de Helcias. Irei revesti-lo com a tua túnica e cingi-lo com o teu cinto, e lhe transferirei os teus poderes. Ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá.
Porei sobre seus ombros a chave da casa de Davi. Se ele abrir, ninguém fechará, se fechar, ninguém abrirá.
Irei fixá-lo como prego em lugar firme, e ele será um trono de honra para a casa de seu pai.” (Is 22,19-23)
Portanto, tanto o Apocalipse utiliza esta passagem de Isaías para atribuí-la ao “Santo e Verdadeiro”, ou seja, Jesus, como Jesus também a utiliza para atribuí-la a Pedro. Novamente a mesma figura (as chaves) é atribuída tanto a Jesus, como este a atribui a Pedro. Novamente, portanto, Jesus confirma Pedro como um autêntico representante de Cristo na terra.
Porquê Jesus chama Simão Pedro de pedra?
Para aplicar a Pedro a mesma figura (Pedra) que a Bíblia aplica ao Cristo.
Para mudar seu nome, conforme costume bíblico de mudar o nome daqueles a quem Deus chama a uma missão que abarque todo o povo de Deus.
E Jesus confirma esta sua intenção de entregar o primado a Pedro, dando-lhe a autoridade de ligar e desligar, não só na terra mas também nos Céus, através da figura das “chaves” que a Bíblia aplicou a Jesus, e Jesus a aplicou a Pedro.
Por tudo isso, concluímos que Jesus chamou Simão Pedro de Pedra para declará-lo como o legítimo representante de Cristo na terra. E é sobre este legítimo representante de Cristo na terra que Jesus afirma
que edificará a Sua Igreja (Mt 16,18), ou seja, a Igreja Católica, pois é na Igreja Católica que encontramos o sucessor de Pedro, o Papa, cuja missão, portanto, é ser o representante de Cristo na terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário