quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

PORTAL - GNA - O EVANGELHO DO DIA - 11 DEZEMBRO DE 2014 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA - 4117

EVANGELHO DO DIA

Compartilhe este conteúdo:

ANO B - DIA 11/12


Quem tem ouvidos, ouça - Mt 11,11-15

“Em verdade, eu vos digo, entre todos os nascidos de mulher não surgiu quem fosse maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. A partir dos dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e violentos procuram arrebatá-lo. Pois até João foi o tempo das profecias – de todos os Profetas e da Lei. E, se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. Quem tem ouvidos, ouça.”

COMENTÁRIOS

Inicia uma nova etapa na história da salvação.

Nosso texto do evangelho é a continuidade do episódio em que João Batista, da prisão, envia os seus discípulos para perguntar a Jesus: “És tu o que há de vir ou devemos esperar um outro?” (Mt 11,3). Tendo presente o relato evangélico, a dúvida de João é compreensível, pois Jesus não correspondia exatamente às exortações que ele fazia na sua pregação no deserto, próximo do rio Jordão (cf. Mt 3,7-12). “Aquele que vem” é uma designação cristã do Messias. Humanamente, não houve personagem tão grande, tão importante como João Batista, precursor do Messias. É o grande personagem do passado de Israel. No entanto, o menor dos cristãos é maior que ele em dignidade, em razão de sua pertença ao Reino dos Céus, que cria uma nova ordem nos critérios humanos privilegiando os pequenos. O dito de Jesus supõe que João faça parte de outra etapa da história da salvação (cf. Lc 16,16). Efetivamente, desde João o Reino sofre violência: João é preso e decapitado e Jesus será perseguido e crucificado. Com João, inclusive, vigora o tempo da profecia e da promessa; a partir dele, considerado Elias, precursor do Messias, tem início uma nova etapa na história da salvação: o tempo do cumprimento da promessa com o advento do Filho de Deus.
Carlos Alberto Contieri, sj

ORAÇÃO

Pai, dá-me força para combater os vícios e os pecados que me impedem de aderir plenamente ao teu Reino, e para suportar a violência dos que se opõem a ti.

LEITURA

Is 41,13-20

SALMO

Misericórdia e piedade é o Senhor!
Sl 145(144)
O EVANGELHO DO DIA - 11 DE DEZEMBRO 2014 - AMARELO A  ANÁLISE DO GNA - ARQUIVO  ESPIRITUAL - GNAHoje, estamos diante de verdades. Jesus além de ensinar o Povo a pensar, mostra palavras verdadeiras para que possamos conhecer sobre o Reino do Pai - a Unidade DIVINA.O QUE PODERIA SE REVELADO DIANTE DO TEXTO ACIMA. O QUE PODERIA SER DITO POR JESUS AO FALAR DESTE, QUE SEGUNDO O PRÓPRIO MESTRE, FOI O MAIOR NASCIDO DE MULHER (Causas naturais diante da Lei dos Nascimentos).João, o Batista foi primo de Jesus,  seis messes mais velho do que Jesus, era filho de Isabel e Joaquim ...Ao voltar ao texto, podemos notar que também Jesus diz e afirma que Ele, João é o maior, e que o menor também é o maior no Reino do Pai. É revelado o poder do mal, e Jesus aplicava aqui a Sua Visão além do alcance, pois sabia da violência que João iria passar e inclusive aconteceria com Ele também. Estes violentos tentam tirar o Reino de Deus das pessoas, pois tentam ARREBATÁ-LO. Até João foi o Tempo das Profecias, e João foi o Profeta do Altíssimo, e veio a frente para mostrar e preparar os caminhos do Senhor Jesus. João, o Profeta, profetizava e também era anunciador da Lei de Deus na Terra. E se queres aceitar, ou seja, quiser entender o que determina a verdade que Elias era o que devia vir ... Quem tem ouvidos, ouça as palavras de Jesus. Até os dias atuais, o Mundo não aceita a Lei da Reencarnação, que poderia ser chamada também da JUSTIÇA DIVINA. Elias, segundo Jesus, já veio e falava que Elias era a Reencarnação de João Batista. Elias, aquele mesmo Profeta do velho Testamento e responsáveis pela matança, dos sacerdotes de Baal (TODOS FORAM MORTOS POR ORDEM DE ELIAS, E TIVERAM SUAS CABEÇAS CORTADAS ) e pela justiça Divina, João no tempo de Sua vida, também teve a Sua cabeça cortada na história conhecida da Filha de Herodes - Salomé. Jesus, neste texto aprofundado diante da justiça Divina, mostra o que espera,  os que aqui vivem.  Sim, a Justiça Divina existe e daqui não sairemos sem pagar pelos Nossos erros, nossos pecados e transgressões contra as Leis Sagradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário