quarta-feira, 26 de novembro de 2014

PORTAL - GNA - EVANGELHO DO DIA - 26 NOVEMBRO DE 2014 - REALIDADE ESPIRITUAL - 4002 - GNA

 LITURGIA DIÁRIA

Fonte: Editora Santuário
26 

DE NOVEMBRO DE 2014
QUARTA-FEIRA | 34ª SEMANA TEMPO COMUM | ANO A

PRIMEIRA LEITURA
(AP 15,1-4)

SALMO
(97)

EVANGELHO
(LC 21,12-19)

EM azul a análise do gna - evangelho - 26 novembro 2014
       Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19Épermanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”
 Palavra da Salvação.
 Glória a vós, Senhor.

O EVANGELISTA LUCAS, DEFINE AS PALAVRAS DE JESUS DIANTE DE VERDADES INCOMPREENSÍVEIS PARA ELES NAQUELE TEMPO. OS QUE SEGUIAM JESUS, SABIAM DA FORÇA DAS PALAVRAS DO MESTRE, E MESMO SEM ENTENDER A CAUSA FUTURA, PROCURAVAM NO DIA A DIA ENCONTRAR AS RESPOSTAS, POIS SABEMOS QUE SE SENTIAM IMPOTENTES E AO MESMO TEMPO IMATUROS DIANTE DE VERDADES QUE ELES JAMAIS ENTENDERIAM ...
ENTENDER JESUS, É AO MESMO TEMPO VIAJAR NO TEMPO, ENCONTRAR-SE COM SEU FUTURO E CONFRONTAR FORMAS DE PENSAMENTOS COM A TEMÁTICA QUE FALAVA DE PERSEGUIÇÕES E MORTES AOS QUE SEGUIAM COM TANTA FIDELIDADE ... APENAS SE FAZIAM OUVIR, POIS SABIA QUE JESUS PODERIA PROTEGÊ-LOS DE QUALQUER PERIGO. O MESTRE MOSTRAVA-SE PODEROSO, POIS FALAVA QUE ELES SERIAM PERSEGUIDOS E ATÉ LEVADOS ATÉ DIANTE DE REIS E GOVERNADORES POR CAUSA DE SEU NOME, OU SEJA, O NOME DO MESTRE JESUS. AO MESMO TEMPO QUE FALAVA, DIZIA QUE ELES SERIAM PROTEGIDOS E FORTALECIDOS NO QUE TERIA QUE DIZER. SEUS FAMILIARES, PAIS E IRMÃOS, SERIAM AQUELES QUE OS ENTREGARIAM, E FÁCIL ENTENDIMENTO É SABER QUE EXISTIRIA PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA, E MUITOS SERIAM MORTOS POR CAUSA DO NOME DE JESUS. ESTES QUE SEGUEM O MESTRE, SERIAM ODIADOS, MÁS NENHUM FIO DE CABELO SERIA PERDIDO E PERMANECENDO FIRMES, GANHARÃO A VIDA ... E ESTA VIDA, É VIVER NA UNIDADE, JUNTO COM O PODER MAIOR AONDE OS QUE FAZEM BRILHAR A SUA LUZ.
DESTE TEXTO, PODEMOS PERGUNTAR DUAS COISAS, E A PRIMEIRA É SE JESUS FALAVA PARA ELES, PELO QUE PASSARIAM AINDA EM VIDA, EM OUTRAS VIDAS OU MESMO NOS DIAS ATUAIS. A SEGUNDA É SE HOUVE UMA PROFECIA DE COMPORTAMENTOS PARA OS TEMPOS QUE VIVEMOS, SABENDO TAMBÉM QUE SEREMOS PERSEGUIDOS E MORTOS ALGUNS DIANTE DE SUA FÉ EM JESUS E NA UNIDADE DIVINA. A RESPOSTA PARA /AS DUAS PERGUNTAS, PODE SER RESUMIDA NUMA CONSTATAÇÃO DE QUE OS EVANGELHOS SEMPRE FORAM DELINEADOS PARA TEMPOS POSTERIORES, E QUANDO FALA, ENSINA E PREPARA, É PARA TODOS OS PERÍODOS DE NOSSAS VIDAS.
AS FORÇAS DOS REGRESSIVOS, AQUELES QUE COMBATEM O CORDEIRO, SEMPRE E EM TODOS OS TEMPOS. TENTARÃO DESTRUIR E DEFINIR POSIÇÕES DE MOSTRAR FORÇA E PODER, AONDE DEVERIA MOSTRAR AMOR E ELEVAÇÃO ... ELEVAR-SE É VOLTAR PARA CASA, POIS AS VERDADES SOBRE OS ANJOS CAÍDOS É A REAL CONDIÇÃO DA SOMA DE OPORTUNIDADES NÃO CORRESPONDIDAS. NESTE TEXTO, APENAS MOSTRA A REAL CONDIÇÃO DE PERSEGUIÇÕES, MORTES, VALORES PERDIDOS E ESQUECIDOS DO QUE DEVERIA SER FEITO. SIMPLESMENTE VERDADEIRO, É ACEITAR O QUE JESUS DISSE, QUE SE NÓS NOS MANTERMOS NA FÉ, E FIARMOS FIRMES, GANHAREMOS A VIDA, E TODOS SABEM QUE NÃO É ESTA VIDA QUE ATUALMENTE VIVEMOS ... A META DOS QUE OUVEM, ACEITAM E SE MANTÉM LIGADOS A JESUS, VIVERÃO NA UNIDADE, E A VOLTA PARA A CASA SE REALIZOU.


Recadinho: - Você reza pedindo a força de Deus para permanecer firme na fé? - Nossa comunidade assume as realidades de seu contexto ou é muito acomodada? - Procuramos de fato servir? - Aceitamos as tarefas que nos competem mesmo a custa de sacrifícios? - Assumo com fé as cruzes de minha vida?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário