domingo, 16 de novembro de 2014

PORTAL - GNA - EVANGELHO DO DIA - 16 NOVEMBRO 2014 - REALIDADE ESPIRITUAL - POSTAGEM - GNA - 3959

 LITURGIA DIÁRIA

Fonte: Editora Santuário
16 
DE NOVEMBRO DE 2014
DOMINGO | 33ª SEMANA TEMPO COMUM | ANO A

PRIMEIRA LEITURA 
(PR 31,10-13.19-20.30-31)

SALMO 
(127)
 Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!
— Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!
— Feliz és tu, se temes o Senhor/ e trilhas seus caminhos!/ Do trabalho de tuas mãos hás de viver,/ serás feliz, tudo irá bem!
— A tua esposa é uma videira bem fecunda/ no coração da tua casa;/ os teus filhos são rebentos de oliveira/ ao redor de tua mesa.
— Será assim abençoado todo homem/ que teme o Senhor./ O Senhor te abençoe de Sião,/ cada dia de tua vida.

SEGUNDA LEITURA 
(1TS 5,1-6)

EVANGELHO (MT 25,14-30) - EM AMARELO A ANÁLISE DO GNA - 196 NOVEMBRO DE 2014

HOMILIA
Homilia do  33º Domingo Comum (16.11.14)
Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.
“Feliz é quem teme o Senhor”
Ele nos entregou seus bens
Estamos terminando o ano litúrgico. Nesse período somos chamados à vigilância para ir ao encontro do Senhor, Juiz do Universo. Com a próxima festa de Cristo Rei sabemos a direção a tomar e o caminho a percorrer. O caminho da vigilância é o bom uso dos bens que recebemos de Deus para produzir.
No evangelho de hoje ouvimos a parábola dos talentos. As riquezas de Deus nos foram confiadas para que as fizéssemos produzir. Deus não pede que tenhamos tudo, mas que façamos produzir frutos os dons que recebemos. Ninguém é mais que ninguém. Menor é o que não aproveita os dons que tem.
Não é matemática nem economia, mas correspondência aos dons que nos foram confiados. Preguiça espiritual é sinônimo de corpo morto, inútil e prejudicial.
Quais são os talentos que recebemos? (Talento equivalia a 26 kg de ouro ou prata – 6.000 dias de trabalho – 5 talentos eram um valor altíssimo). Um talento não era uma moedinha. Nós chamamos talentos os dons que recebemos. Valem mais que dinheiro.
Além dos dons pessoais recebemos as preciosas riquezas dadas por Deus em Cristo: Sua Igreja, os Sacramentos, a Palavra de Deus, a vida da comunidade, os ministérios, a evangelização, o mundo criado que nos foi dado a cuidar e o amor ao próximo, sobretudo o necessitado.
Não produzir significa morrer. Não bastam oraçõezinhas para a salvação. É preciso produzir frutos. Esta é a vigilância que Jesus pede: responsabilidade sobre o que nos foi confiado.
Não se trata de ficar apavorado com um mundo que pode acabar de uma hora para a outra. Isso fica por conta de quem não tem o que fazer com os dons confiados a ele.
O maior dom é o cuidado dos necessitados. Nossa missão é resgatar o tempo presente de todas as iniqüidades, pois os dias são maus. A educação cristã fixou-se quase só na prática de orações e rito e não tomou conta da vida no seu todo.

ABC da mulher de valor

O texto da primeira leitura é um poema alfabético. Cada frase começa por uma letra do alfabeto. No texto atual está reduzido. Cada frase é uma virtude da mulher que sabe usar o talento de sua feminilidade como esposa e mãe na administração da casa e a criação dos filhos. Não havia lojas.Ela mesma produzia o fio para fazer as roupas.
A vigilância é ser operoso no cumprimento de nosso dever e no uso de nossos talentos. Vamos prestar contas a Deus do tempo perdido. A pobreza espiritual e humana faz perder tempo com tantas coisas desnecessárias e inúteis como a vaidade, a distração vazia e as atitudes inúteis.
Deus quer alegria, entusiasmo, participação e empenho na vida social. Mas é preciso vigiar para produzirmos obras no uso dos talentos. O salmo nos convida: “Felizes os que temem o Senhor”. A família é o santuário de viver no temor do Senhor.

Filhos da luz

Paulo, respondendo às questões que lhe puseram os tessalonicenses, explica como vai ser o dia da vinda do Senhor. Não importa quando, mas que a vida seja operosa vivendo como filhos da luz.
É preciso tirar os sinais de morte e implantar os sinais de vida, despertar do sono das obras das trevas, e vestir-se das armas da luz. É caminhar como em pleno dia, sem orgias. 
Quais são as trevas que estão em nós? Ou somos luz? Não podemos esperar um Senhor que virá só no fim dos tempos, mas ir ao encontro Daquele que vem  na pessoa dos necessitados e nos questionamentos dos sinais dos tempos.
Leituras: Provérbios 31,10-13.19-20.30-31; Salmo 127;1ª Tessalonicenses 5,1-6; Mateus  25,14-30
Ficha nº 1388 - Homilia do 33º Domingo Comum (16.11.14)
O final do ano litúrgico nos chama à vigilância. Jesus nos conta a parábola dos talentos. Recebemos os dons de Deus para produzir frutos. A preguiça é prejudicial. Vigilância pede responsabilidade sobre o que nos foi confiado. Não é restrito à vida espiritual, mas ao todo da vida.
A mulher virtuosa é a que sabe usar sua feminilidade como esposa e mãe e senhora da casa. Vamos prestar contas do tempo perdido. Temer a Deus é assumir a vida de produzir frutos.
Paulo explica como vai ser a vida do Senhor. Não importa quando, mas que a vida seja operosa, vivendo como filho da luz. É preciso vestir-se das armas da luz. Não esperar o Senhor para o fim dos tempos, mas ir a seu encontro na pessoa do necessitado e nos questionamentos dos sinais dos tempos.
Preguiça dá prejuízo
A parábola dos talentos é sempre uma chamada de atenção. Talento é o nome de uma moeda que valia bastante. Nós aplicamos o termo aos talentos e qualidades que Deus nos confia. Estamos num tempo litúrgico no qual refletimos sobre a vigilância
Cada um recebeu um tanto. Um recebeu pouco. Os outros fizeram render. Este um, enterrou e devolveu com cara lavada. O senhor recompensou a responsabilidade e o empenho dos dois que receberam mais e recriminou o que simplesmente encostara o compromisso. Até o pouco que tinha lhe foi tirado.
Deus nos deu dons para produzir e aumentar com nosso esforço o que foi dado por pura bondade. Vagabundagem, preguiça não levam a nada. Reclamamos que Deus não nos ajuda. Ele ajuda e dá benefícios. Se não respondermos com generosidade, perdemos até o que temos.
A primeira leitura nos fala da bela figura da mulher forte que administra sua vida, sua casa, sua fé, com força e entusiasmo. Isso é estar vigilante esperando a vinda do Reino de Deus.

EVANGELHO DO DIA - 16 NOVEMBRO - ANÁLISE DO GNA - EM AMARELO 


EVANGELHO
(MT 25,14-30)
Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos: 14“Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou.
16O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles e lucrou outros cinco.
17Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois.
18Mas aquele que havia recebido um só saiu, cavou um buraco na terra e escondeu o dinheiro do seu patrão.
19Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados.
20O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco, que lucrei’. 21O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’
22Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’. 23O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’
24Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. 25Por isso, fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’.
26O patrão lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e ceifo onde não semeei? 27Então, devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’.
28Em seguida, o patrão ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! 29Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Aí haverá choro e ranger de dentes!’”
— Palavra da Salvação.
 Glória a vós, Senhor!
Recadinho: - O que você considera como seu maior talento? - Dedica-se a ele? - Coloca seus talentos a serviço do bem comum? - Você procura colher onde está semeando? - Não corre o risco de invejar talentos dos outros?
PADRE GERALDO RODRIGUES - C. Ss. R

ANÁLISE DO GNA - Este Evangelho do Reino, foi um dos  muitos que Jesus mostra os resultados para enfrentarmos os Tempos Chegados, a grande Purificação e a Transição Planetária. Sempre, agora e como naqueles dias, Fomos ensinados a vivermos diante do Tempo. Este Tempo é linear, único, pois  já vivemos em outras oportunidades ... ensinamos e também aprendemos. Perguntaríamos a Nós mesmo se achamos que sempre e ternamente vaio ser assim, e a resposta vai ser sim, para os que caminham na volta para casa, na direção da UNIDADE. A resposta será não, e esta vale para Todos que se afastam da CASA DO PAI, DA UNIDADE.
O que este Evangelho tem a haver com Nossas vidas, e diria não só com Nossas vidas, para com a vida de  Todos, pois ainda Nos é permitido a Vivermos este Momento único, que poucos sabem, Jesus ainda está aqui presente, e os Evangelhos mostra que jamais estivemos abandonados. O que é os TALENTOS, a não ser uma forma de Moeda Comercial que expressa valor somatórios em quem os possuir, e também em valores elevados na adequação deste aos propósitos Divinos. A Soma dos talentos no texto é o número oito - 87, que sempre significa dois círculos interlaçados, que representa a união do Mundo Espiritual e como o Nosso material, é conhecido como o Simbolo do Infinito. Ao repararmos este símbolo sabemos como verdadeiras são as palavras de Jesus, pois sempre afirmou que o que está ligado no Céu, está também ligado na Terra, um casamento, um elo perfeito.
Cada personagem deste Texto teve suas provas neste Reino, a um foi oferecido, 5, a outro 3 e o último 1 Talento. Estes estavam no Mundo para realizar o que foi combinado, tudo como forma de elevação ... e lógico, o que recebeu mais, tinha mais a pagar, e entendeu e pagou e fez render mais, pois viu como era importante a Sua Missão. O outro recebeu 2 e dobrou estes dois, pagou e produziu na Sua caminhada - jornada,  nesta Sua encarnação. O último, recebeu apenas 1, e teria mais facilidade em buscar melhores oportunidades, pois era só um pouquinho de esforço e não acreditou que estava aqui para resgatar aquele erro de outras vidas, e olhe que aqui não fala dos erros que cometeram, e sim a os talentos que foram dados para estes viverem e conseguirem melhores resultados, e infelizmente este recebeu um único talento, pois o Mundo Espiritual sabia que dele não se poderia esperar muito. O Mundo Espiritual, muitas vezes nos oferece o que precisamos para fazer crescer na vida ... e observem, que até aquele que recebeu 5 Talentos, utilizou estes talentos, este Dom de Deus para realizar a Sua Jornada da volta para a Casa. Infelizmente este último terá que retornar com Novos Talentos ou sem eles, sempre de acordo com o Carma a ser restituído, pois sempre Devemos pagar o que Devemos.

Jesus avisou e ensinou que aquele que tem o Seu merecimento, mais lhe será confiado, e isto estamos cansados de ver em pessoas que conseguem dobrar, ou mesmo triplicar seus talentos ao infinito ... e estes Talentos nunca foram dinheiro, e sim a Sua condição de Vida em que riqueza e pobreza é apenas a dimensão deste aprendizado ... muitos aprendem com as riquezas, e muitos também com a pobreza ... pois os talentos são repartidos, e o que Faremos com eles vaio depender de cada Um. Ser lançado na escuridão e ranger de dentes, é perder a oportunidade de voltar para casa, de fazer parte da UNIDADE DIVINA. Devemos entender que Jesus ao ensinar sobre os Talentos que foram entregues, é o mesmo que acreditar e aceitar que em cada oportunidade e retornar ao Mundo, estes são oferecidos para as Nossas caminhadas ... a quantidade de talentos é sempre de acordo com as Missões em Nosso nome, dos Nossos Irmãos de caminhada ou mesmo pelo Planeta inteiro ... receber Talentos, é receber oportunidades de realizar uma Missão que Nos permitirá voltar para casa ... GNA


Nenhum comentário:

Postar um comentário