segunda-feira, 20 de outubro de 2014

PORTAL - GNA - EVANGELHO DO DIA - 20 OUTUBRO 2014 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA - 3862

Evangelho do Dia

Evangelho do diaLc 12, 13-21 - Do meio da multidão alguém disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”.

Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” Tomai cuidado contra todo tipo de ganância porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.

E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita e ele pensava: “Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens.

Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!” Mas Deus lhe disse: “Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida.

E para quem ficará o que tu acumulaste?” Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.

O EVANGELHO DO DIA DE HOJE, NOS LEVA A LUCAS QUE NOS BRINDA COM UM TEXTO DE GRANDES IMPACTOS NA VIDA COTIDIANA E TAMBÉM EM RELAÇÃO AO PORVIR. EXISTE DUAS GRANDES VERDADES A SEREM ANALIZADAS, SENDO A PRIMEIRA O RESULTADO DA SEGUNDA. COMEÇAREMOS PELA SEGUNDA, POIS É DIANTE DELA QUE TUDO EXISTE NESTA TERRA PROVISÓRIA, AONDSE AS LEIS HUMANAS E AS LEIS DOS HOMENS DEFINE A RACIONALIDADE ... JESUS AFIRMOU , QUEM ME ENCARREGOU DE JUPGAR COISAS HUMANAS, E PORQUE NÃO BUSCAIS RESPOSTAS PARA OS SEUS DIREITOS DIANTE DA LEI DOS HOMENS. AQUI NÃO DIZ O QUE ESTA LEI DOS HOMENS DEFINE, SE ESTE OU AQUELE TERIA DIREITO E NEM FALA SE AQUELE IRMÃO ERA UM BOM IRMÃO OU AUSENTE DAS TAREFAS DA FAMÍLIA ... AQUI FICOU ABERTO E COMO PODEMOS DEFINIR RESULTADOS QUANDO FALTA DADOS QUE JUSTIFIQUEM POSIÇÕES A SEREM TOMADAS.
A SEGUNDA DEFINIÇÃO É A MAIS COMPLICADA, MÁS TORNA -SE MAIS FÁCIL DIANTE DOS POSTULADOS MAIORES DO REINO DE DEUS ... ALI, É A LEI DO CORAÇÃO QUE FALA A VERDADE. POIS SE HOUVER GANÂNCIA EM QUEM TEM E NÃO SOUBER FAZER JUSTIÇA, A LEI DOS HOMENS NADA VALE NO REINO MAIOR DA UNIDADE. JESUS MOSTRA O HOMEM QUE QUIS E CONSTRUIU CELEIROS MAIORES, E FICOU FELIZ, POIS NADA NO FUTURO PODERIA TIRAR AQUILO QUE ELE CONSTRUIU PARA SI ...  MÁS, A MORTE DELE FOI PEDIDA, E NADA ADIANTOU O SEU DESEJO E O SEU PODER .... POIS A RESPOSTA PARA O QUE ESTE TEXTO DEFINE, NÃO É A IMPORTÂNCIA DE QUEM TEM DIREITOS, E SIM QUE DEVERÁ HAVER JUSTIÇA E O REPASSE DEVE ACONTECER. POIS O QUE MAIS TEM AJUNTA TESOUROS NA TERRA, E ESTE SÓ A ELE PERTENCE. O QUE DIVIDE OU FAZ JUSTIÇA COM SUA PARTE, FAZ O CERTO DIANTE DA SUA CONSCIÊNCIA, POIS AS REGRAS DEVEM SEREM CUMPRIDAS E NADA TEM A HAVER COM DINHEIRO OU BENS, E ASSIM COM A POSIÇÃO E HONRA NA VERDADEIRA JUSTIÇA DA PALAVRA OU MESMO DO QUE SE COMBINOU. LEALDADE AOS PRINCÍPIOS, E ABRIR MÃO NEM SEMPRE É VALOR ATRIBUÍDO PORQUE DEVEMOS REPARTIR O PÃO ... ASSIM COMO SE DEVE TRABALHAR PARA TER O ALIMENTO, ASSIM TAMBÉM SE DEVE MERECER DIANTE DA JUSTIÇA. UMA JUSTIÇA DIANTE DOS HOMENS FEITA, É A JUSTIÇA DIANTE DE DEUS QUE TERÁ VALOR. O MUNDO ESTA CHEIO DE PESSOAS QUE ADORAM GANHAR DIANTE DO QUE NÃO FOI COMBINADO, E ESTE FATO NOS LEVA A PARÁBOLA DE JESUS DOS EMPREGADOS QUE O PATRÃO CONTRATOU PARA TRABALHAR NA VINHA ... A CADA UM PAGOU DE ACORDO COM O COMBINADO E ASSIM É A PARTE DO QUE É EXPLICADO NESTE TEXTO. 

DEUS ESPERA QUE SEJAMOS JUSTIÇA, E MESMO QUE ALGUÉM PERCA, É EM NOME DA JUSTIÇA QUE FOI FEITA. SE HOUVE FALSIDADE, ESTE PAGARÁ, POIS NÃO SOUBE O VALOR QUE A JUSTIÇA DETERMINA. INDEPENDENTE DE TUDO, A MAIOR HERANÇA ESTÁ EM CHEGAR JUSTIFICADO DIANTE DE DEUS QUANDO TIVERMOS QUE REORNAR A PÁTRIA ESPIRITUAL ...

Recadinho
Há muita disputa por heranças? - O que dizer do acúmulo de coisas supérfluas? - Sua riqueza está acima de tudo em ter Deus no coração? - É muito apegado a coisas materiais? - Procura pensar na vida eterna ou foge da realidade?

Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário