sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PORTAL - GNA - EVANGELHO DO DIA - 28 FEV2014 - Mc - 10, 1 - 12 - ARQUIVO ESPIRITUAL - COMENTADO PELO GNA - POSTAGEM - 2567

Evangelho do Dia - 28 FEV 2014 - Mc - 10, 1 - 12

Mc 10, 1-12 - Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento.

No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.



Recadinho
Nos tempos de hoje, que lugar ocupar o casamento religioso na vida de um casal? - Você se casa para que o outro faça você feliz ou se casa em primeiro lugar para fazer o outro feliz? - O que se espera no casamento, servir ou ser servido? - A prática da religião é essencial em seu lar? - Falando do matrimônio, Jesus queria denunciar uma injustiça cometida contra as mulheres, procurando prevenir seus discípulos para que não fossem injustos. A Lei mosaica previa o caso de sucessivos repúdios da mulher. Portanto, ela ficava sob a tutela do marido e dependia de seu humor. Bastava um pequeno deslize, ou algo que desagradasse o marido, para ser repudiada. Quem ama compreende, se sacrifica, acolhendo e perdoando, mas lutando por um mundo melhor. Não tem que ser assim?

Padre - Geraldo Rodrigues - C,Ss. R




 COMENTÁRIOS DE GNA - 28 FEV 2014 - Mc 10, 1 - 12


Hoje, Nós é apresentado o texto do Evangelho de Marcos, cap 10 vers 1 - 12. Jesus foi para o Território da Judéia, outro lado do rio Jordão. A multidão mais uma vez estava reunidad em volta dêle. Jesus como de costume as ensinava. Alguns Fariseus se aproximaram para colocá-lo a prova. (Sempre existe os invejosos, e aqueles que acham que pode ser mais inteligentes). Talvez para mostrar a força da Lei, que sabiam não ser certa, más queriam ter certeza do que Jesus iria falar, a favor da Lei ou contra a mesma. A pergunta foi sobre o divórcio do homem em relação a mulher, e não o contrário ... Jesus foi direto a Lei, e a Lei era a de Moisés ... disseram respondendo a Jesus, que Moisés determinou que desse uma certidão de divórcio e despedir a mulher. Jesus afirmou que foi por causa da dureza de vossos corações que Moisés escreveu esta Lei ... (Aqui sabemos pela resposta de Jesus, que esta Lei não veio de Deus, pois foi segundo a natureza dos homens, pensar assim e querer assim. Nesta época um cachorro teria mais valor que uma mulher.
Jesus deu uma verdadeira aula aos Fariseus, dizendo que no princípio Deus criou o Homem e a Mulher. O Homem deixarpa a seu pai e a sua mãe e se unirá a Mulher, sendo a partir dai, uma só carne, não sendo mais dois. O que neste momento, Jesus dizia ... que uma nova vida começaria, novas obrigações e experiências diante de uma nova União, que seria marcada pela proteção e bençãos , pois a união não seria humana e sim Espiritual. Jesus definiu o que acabei de falar ao dizer, o que Deus uniu, o Homem não separe.
Quando chegaram em casa, os Seus Discípulos fizeram  perguntas sobre o mesmo assunto. Aqui vamos dá mais uma parada, para dizer que os discípulos estavam em dúvidas, e os Fariseus deveriam ter saído dali com mais dúvidas do que certeza. Vamos continuar, Jesus disse que quem separar da Sua Mulher e casar com outra, comete adultério. Vamos parar mais uma vez e tentar entender o que Jesus afirmou. Aqui sabemos o quec foi revelado pelo Mestre acima, que não seia mais duas pessoas, e que foi Deus que fez esta união, e como sabemos todas as uniões devem ser totalmente na ostentação do AMOR. Quem casa sem o Amor, não recebe o vínculo de casamento - união - elo, e sim um ajuntamento que nos remete o que fazem os animais. Jesus deixa aqui mais um detalhe, que o adultério seria dêle. E da mesma forma, se a Mulher se separar cometerá também adultério contra o marido. Digamos que se os dois quiserem se separem, a lógica é que os dois cometem adultério.

Olhamos diante das modernidades, e assistimos a todos os instantes notícias deste tipo ... e o que na atualidade penso a este respeito. Primeiro, Jesus está mais do que certo, pois esta história de dizer que o Amor acbou é falsa, pois nunca houve Amor e sim desejo. Quantas mulheres ou homens de be estão ai com suas vidas destruídas por essas separações, e além de tudo se torna pior quando existem crianças envolvidas. A primeira briga é o início dos desequilibrios, traições e todas as formas de promover os adultérios. Hoje, vemos relatórios e pessoas afirmando que o Homem trair é normal ... o que acontece se a Lei Divina deixasse isto acontecer, o que seria da vida compartilhada, casais divididos e filhos abandonados e entregues a viver na sorte de uma realidade que jamais quis.
Não vamos aqui falar muito de traição, pois sempre é feitas as escondidas. A Lei de Deus é clara, certa e infalível ... e devemos  enfrentar os Nossos relacionamentos como uma prova de capacidade.  
Quando uma das partes decide, quando os problemas a dois se tornam insurpotáveis, medidas e ações devem sere tomadas para restaurar a harmonia e salvar o salvável. Quando não pode, o quando o Amor se vai, sabemos o que determina a Lei, e pelo que dêla aumentamos ou diminuímos será levado ao fatal julgamento nos planos elevados.

Aqui falamos da Lei, mostramos as verdades da Lei ... e para terminar a análise deste texto, cabe perguntar a quem possa e que pensa da Sua maneira, se aLei é injusta e se a Sua é melhor. Lembre-se que a Lei é para Todos, é para o Mundo inteiro. Acredito que não devemos pensar no que é justo e bom para cada Um, e sim para Todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário