sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

PORTAL - GNA - ESPUMA TÓXICA INVADE AS PRAIAS - MAR DE ANGRA DOS REIS - POSTAGEM CIENTÍFICA - 2037

  • Espuma Tóxica invade mar de Angra dos Reis
    ESPUMA DE APARÊNCIA DUVIDOSA INVADE O MAR DA COSTA VERDE
    ESPUMA DE APARÊNCIA DUVIDOSA INVADE O MAR DA COSTA VERDE
    O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria do Meio Ambiente de Paraty vão aguardar o laudo técnico da espuma branca que aparece nas águas da Costa Verde. O exame está sendo feito no laboratório do Inea, em Jacarepaguá, no Rio, a partir da coleta do material feito na quinta-feira e deve ser divulgado na próxima semana.
    O secretário adjunto do Meio Ambiente de Paraty, Gibrail Rameck Júnior, explicou que desde que recebeu a denúncia de uma moradora da cidade acionou o Inea, Ibama, ICMBio e a Agência Nacional de Petróleo. O secretário disse que teve um contato visual com a espuma e que não parece coma que geralmente se forma quando o mar está com ressaca.
    - Tem o cheiro diferente, do cheiro da espuma do mar. Foi informado que durante a reportagem da TV RIO SUL, em uma das imagens que aparece na matéria que foi exibida na quinta-feira, mostraria a espuma saindo da usina nuclear, justamente em Piraquara, onde a água do mar é usada para refrigerar a usina atômica e depois é despejada novamente no mar - disse o secretário.
    Eletrobrás diz que espuma é fenômeno natural
    Apontada como causadora da formação de espumas na praia de Mambucaba, entre Angra dos Reis e Paraty, a Eletrobras emitiu nota afirmando se trata de um fenômeno natural (comum no mês de março e durante o inverno) que está acontecendo em quase todo litoral do Rio de Janeiro. Os pescadores de Tarituba, em Paraty, e Piraquara, em Angra, alegam que a espuma apareceu há cerca de um mês, ou seja, já na estação da primavera.
    Ainda de acordo com a Eletrobrás, a espuma, que pode ser de coloração amarelada ou esbranquiçada, é composta basicamente de ar, água e de matéria orgânica, formada pela mistura de restos de organismos marinhos animais e vegetais mortos (fitoplancton e zooplancton). "Quanto mais matéria orgânica, mais espuma", diz o órgão.
    Com o mar forte, as ondas na região agem como um "liquidificador", dando origem a grandes quantidades de espuma e muco viscoso na água. E, com a ação dos ventos e correntes, a espuma é então arrastada para a costa, onde se acumula. A Eletrobrás negou que a espuma teria saído do resfriador da usina nuclear.
    Capitania dos Portos diz que não há risco
    A Capitania dos Portos de Angra, por sua vez, informou que já tinha analisado no mês passado as espumas. A investigação foi feita na região da Ponta Grossa, na Ilha Grande, e constatou que as algas se desprendem do fundo do mar e, ao baterem em pedras, provocam as espumas amareladas.
    Ainda de acordo com a Capitania, a apuração foi feita no período em que a Marinha participou do exercício de simulação de acidente nuclear, deste ano, em Angra.
    - O fenômeno não representa gravidade à vida marinha, e em nenhum momento os pescadores interromperam suas atividades - informou a Capitania
    Vídeo mostrando espuma saindo.
    https://www.youtube.com/watch?v=aTY8WB28mRk
    2Curtir ·  · 

Nenhum comentário:

Postar um comentário