sábado, 30 de novembro de 2013

PORTAL - GNA - É POSSÍVEL DESTRUIR ASTERÓIDES COM MÍSSEIS - POSTAGEM CIENTÍFICA - GNA - 1994

É possível destruir asteroides com mísseis nucleares?

Recentemente, um meteoro caiu na Rússia. Não, não é brincadeira. Você não viu? A pedra tinha 15m de largura, 10.000 toneladas e o triplo de força da bomba nuclear lançada sobre Hiroshima, durante a Segunda Guerra Mundial. Confira:
Já é sabido e confirmado oficialmente que pouco mais de 2% do “céu” é monitorado. Ou seja, o ser humano já identificou milhares de objetos no espaço. Alguns tem trajetória definida, outros não. Porém, tem muita coisa ainda voando por aí inadvertidamente. Existe o risco de um desses malandros cair na nossa cabeça? Claro. Mas é pequeno.
Mesmo assim, se um asteroide aparecesse do nada em rota de colisão, seria possível destrui-lo com mísseis nucleares? Pera! Tá vendo muito cinema. Lembra do filme Armageddon? Aquele que o Bruce Willis perfura e explode uma bomba nuclear num asteroide gigante, salvando o planeta? Pois é, pesquisadores afirmam que explodir um asteroide daquele tamanho, com 1000km de diâmetro, exigiria uma bomba 1 bilhão de vezes mais forte do que a maior bomba já detonada na Terra, a soviética “Big Ivan”, que explodiu em um campo de testes em 1961.
Estamos condenados então? Depende do tamanho do problema. Se o asteroide for gigantesco, fica complicado. Não temos tecnologia ainda. Mas existem prováveis soluções. Uma delas seria instalar, no asteroide, foguetes de propulsão. Dessa forma, ao serem acionados, sua rota se alteraria salvando o planeta.
O problema é achar algum maluco pra instalar…

Nenhum comentário:

Postar um comentário